quinta-feira, 26 de maio de 2011

Violência digital


Com os últimos acontecimentos no nosso país, depois de assistir o vídeo da agressão em conjunto a uma jovem muito rapidamente porque este tipo de situações deixa-me mal disposto, passei algum tempo a reflectir para tentar entender o verdadeiro porque desta “coisa” toda. Sinceramente não cheguei a lado nenhum! Voltei atrás e fui ver a história do homem e lembrei que houve o tempo em que o ser humano de tenra idade era obrigado a lutar com outro no intuito de se defender de algo que lhe ameaçasse a integridade física ou moral.

Como estes jovens envolvidos regulam os 14 e 15 anos, regressei uma década para tentar entender o que é que possa ter influenciado este tipo de comportamento e vejo algumas coisas que são tristes. Recordo-me do episódio que se passou em um “reality show” de enorme audiência nacional onde vimos ao vivo e a cores um dos concorrentes agredir uma outra concorrente com um pontapé. Esta imagem passou inúmeras vezes durante as semanas que se seguiram e foram notícia em quase todos os veículos de comunicação em Portugal. Vimos, lemos e ouvimos opiniões das mais variadas maneiras e houve uma que me chamou mais atenção onde uma jovem do sexo feminino dizia que “isso é que é um homem!”. Encontramos na última década inúmeros actos de agressão verbal, física e psicológica tanto através dos meios de comunicação como no nosso dia-a-dia e isso é que faz influenciar os nossos jovens de tal forma que não nos apercebemos disso.

Atendendo ao agravamento da vida económica, financeira entre outras, há pessoas que estão perdendo a paciência e capacidades para enfrentar os seus obstáculos diários e isso tudo junto, misturado com o que presenciamos nas “guerras” entre as claques de futebol, gera um certo sentido de revolta onde só a violência pode resolver. Parece-me impossível de entender como é que alguém tem prazer no sofrimento dos outros, e pior do que isso, ser o causador directo da agressão que não tem fundamento algum, sim, porque nenhum acto de violência tem justificativa!

Com as inovações tecnológicas, é fácil, rápido e barato divulgar qualquer coisa e fazer notícia. O simples acto de escrever, fotografar e filmar, juntamente com o apertar de um botão, faz correr a notícia não só para o nosso grupo de amigos, mas sim, para o mundo todo, e isso constatamos diariamente e a cada minuto nas páginas da internet com as opiniões agressivas, mal educadas e ofensivas que constatamos. Há um nicho da população que “solta” o verbo nos comentários de forma tão degradante que até dá volta ao estômago de um ser humano e por vezes, não imaginamos, como deve ser essa pessoa na sua convivência física com a sociedade.

É de lamentar que o Homem não utilize os meios actuais para divulgar ideias, opiniões e sugestões para fazer da vida um mundo melhor! Chego a conclusão que o sentimento de impunidade é grande e isso altera o ser humano de tal forma que não se sente temente a nada pensando ser intocável e assim, prejudicando o próximo.

Será está a geração que nos irá atender no futuro quando precisarmos de auxílio? Será?

Sem comentários:

Enviar um comentário