segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ciclismo na estrada

Com a chegada do verão, é fácil depararmos com actividades praticadas ao ar livre. Sem dúvidas que faz bem ao ser humano andar de bicicleta, desenvolver o seu físico, despertar a mente para as paisagens lindas e maravilhosas do nosso Portugal, mas, há algo que muitos ciclistas de maior resistência fazem que não é muito saudável: andar de bicicleta nas estradas!
Principalmente aos fins-de-semana, as estradas são invadidas por inúmeros "atletas" que pedalam livremente com os seus equipamentos coloridos procurando fazer uns quilómetros a mais, mas esquecem-se de cumprir a regra básica e essencial que é a segurança.

É normal vermos tais andarem em duplas ou mais e não se apercebem que colocam em risco a sua segurança ao se posicionarem uns ao lado dos outros ocupando a faixa de rodagem, dificultando a passagem dos veículos automóveis. Segundo vejo com regularidade, alguns entendem que tem prioridade sobre os veículos motorizados, facto que se enganam, e com isso, podem provocar um acidente que quase sempre, são os próprios desportistas os primeiros a serem atingidos. Acredito que tais, na sua grande parte, também são condutores encartados e uma vez que fazem ideia dos perigos que encontramos no nosso dia-a-dia nas estradas, sonegam tal, colocando em risco a própria vida.

Seria muito melhor, que entendessem que não podem nem devem andar a obstruir o caminho com atitudes irresponsáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário